quinta-feira, março 25, 2010

Mais do Santo António


Quando há largos meses atrás iniciei este projecto, não imaginava que estaríamos tanto tempo juntos. Por imposições de agenda e por se tratar de uma peça complexa e trabalhosa, tenho demorado bastante a conclui-la.
Em Fevereiro , com os tecidos cortados e alinhavados, a composição definida, e uma imagem clara na minha cabeça, eu pensava que estava prestes a concluir este painel, mas não! Falta sempre mais um zigue-zague, uma cor que não ficou como eu queria e deixo secar, volto a pintar. Depois uma flor, e outra, e muitas horas, dias depois, a imagem aproxima-se do que imaginei.
E à noite, na hora em que as pesoas dormem, penso no livro, na auréola que falta... Entretanto, amanhece e volto a olhá-lo para ouvir o que tem para dizer.

É curioso que mesmo depois de alguma experiência com as linhas e agulhas, as peças continuam a mandar em mim, e sem saber como ganham vida e querem seguir o seu rumo; eu tenho que estar bem atenta e sigo-as, deixo-as respirar e só me abandonam quando têm uma personalidade definida e são capazes de seguir sozinhas...
Espero mostrar em breve o painel completo.

2 comentários:

Amarelinho disse...

L I N D O

maria madeira | antónio rodrigues disse...

É isso mesmo, as peças ganham vida e forma próprias, são elas que nos dizem o caminho a seguir. É por isso que não gosto de trabalhar com imposições de prazos, pois também preciso desse tempo de maturação que uma peça leva, para sentir que o produto final fica do meu agrado. :)